15 maio 2009

Publicidades atacam a cidade do Rio de Janeiro

Mas uma vez a cidade do Rio de Janeiro é criticada através de uma campanha publicitária. O Burger King lançou na Inglaterra uma promoção com a frase: "One way ticket to Rio not necessary. You'll feel like you´re robbing us" ("Não é necessário uma passagem só de ida para o Rio. Você vai sentir como se estivesse nos roubando"). A princípio é complicado de entender, mas a ideia partiu da história do trem pagador. Vocês se lembram? Em 1963 o inglês Ronald Biggs roubou o famoso trem e fugiu para a cidade maravilhosa. Lá viveu por 30 anos até pegarem o larápio.
Link
Foto: Bruno Natal/URBe

Mas mesmo se referindo ao bandido britânico o vice-presidente da comissão de Turismo da Assembléia Legislativa do Rio, não gostou muito.

Acho que se está claro para os ingleses a ideia, não vejo problema nenhum. O Rio tem que preocupar-se primeiro em resolver os seus problemas de violência para depois reclamar do que estão falando lá fora.

E não foi a primeira vez que uma campanha causou polêmica. Em fevereiro foi a vez da marca de roupas Relish que mostrou duas mulheres sendo assediadas por PMs quando revistadas.


A grife italiana pediu desculpas depois que soube da repercussão, agora vamos ver se o Burger King vai se prenunciar.

Via: OGlobo Online

5 comentários:

Malucom disse...

Isso é de um mal gosto incrível!

O Rio de Janeiro é violento como tantas outras grandes cidades do Brasil, mas é sempre o alvo!

"O Rio tem que preocupar-se primeiro em resolver os seus problemas de violência para depois reclamar do que estão falando lá fora."

Então até resolver seus problemas você ganha o status de sinônimo de violência e tem que aceitar como normal?

Muito infeliz esse seu raciocínio!

Jonathan Benarrós disse...

Malucom,
Eu como um bom carioca tenho orgulho da minha cidade, porém me revolta o grau de violência que a cidade se encontra.
Eu sei que outras cidades também são violentas, porém é muito mais triste ver uma cidade maravilhosa como o Rio neste estado.
Eu preferia que o governo reclamasse dizendo:"A criminalidade caiu... já está acontecendo mudanças... não é mais assim como vcs pensam..." Mas infelizmente a realidade do Rio de Janeiro é esta e não vejo melhoras.

O meu raciocínio é de revolta. "Então até resolver seus problemas...". Não resolvem!!! O problema não vai ser resolvido de uma hora para outra, mas eu quero que pelo menos abram os olhos.

Não temos que aceitar como normal tal publicidade, mas temos que reconhecer que a situação é exatamente a retratada.

Diego Zanelato disse...

Na primeira vez que vi achei um pouco de mal gosto, mas dando uma olhada históricamente até que foi um pouco engraçado.

O problema é que você não sabe o que as pessoas vão pensar ou interpretar quando derem uma olhada no anúncio.

Agora sobre a criminalidade no Rio de Janeiro ai é um outro pano pra manga

É um pouco delicado.

Abraço!

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Dty3WNpHynI

Malucom disse...

Jonathan,

Também sou carioca e reconheço que a cidade é violenta.

Mas não é por isso que devemos aceitar o rótulo de capital mundial da violência que esses gringos querem impor com esse tipo de anúncio.

Explorar as mazelas de uma cidade pra vender um produto é uma postura medíocre e lametável.