30 junho 2008

Deu Adidas na Euro 2008

Como comentei antes, nas grandes competições esportivas não são só as equipes que disputam o título, as marcas também.

A grande campeã da Euro 2008 foi a Adidas com a Espanha. E já sabíamos da vitória antes do resultado da final, de 1 a 0 contra Alemanha, ontem a tarde. O motivo: as duas seleções finalistas vestiam a marca das três listras. Resultado, a Adidas, nesta competição, dobrou seu faturamento em relação à Euro 2004 em Portugal.

A empresa alemã derrotou as concorrentes Nike e Puma na disputa das marcas que fornecem uniformes e equipamentos às 16 equipes participantes do torneio. A Nike teve azar neste ano: a Holanda, a Croácia e Portugal foram eliminados nas quartas-de-final; a Turquia e a Rússia sairam nas semifinais.

Mas a Nike não saiu por baixo com o comercial “Los 5 Magnificos”, os protagonistas são os cinco principais jogadores da seleção espanhola: Cesc Fabregas (Arsenal), Andres Iniesta (Barcelona), Carlos Puyol (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid) e Fernando Torres (Liverpool). O filme é sobre a fama que a seleção espanhola tem de sempre chegar longe na competição, mas nunca levar o taça de campeão. E isso acontece desde 1964. Enfim, a Nike mostrou que apesar da Adidas ser a patrocinadora da seleção, foram seus jogadores que deram a vitória. Veja o comercial:



Em relação ao faturamento no mercado mundial de artigos esportivos, a Adidas ocupa o segundo lugar atrás da norte-americana Nike. A disputa entre as marcas agora concentra-se na África, na Copa de 2010 onde a Puma, a mais fraca das três, lidera o mercado.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu prefiro mil vezes Adidas