01 outubro 2007

Lata da Pepsi vermelha?


A Pepsi lançou na China uma nova lata de Pepsi para celebrar o patrocínio da marca à equipe olímpica Chinesa. Até aí tudo bem. Acontece que a lata é vermelha, ou melhor, vermelha Coca-Cola e como não poderia deixar de ser, o feito está provocando muita polêmica.
É verdade que a bandeira da China é vermelha e é com este argumento que a Pepsi justifica a escolha, mas o trabalho estratégico e criativo serve para encontrar elementos diferenciadores e num pais tão carregado de história, duvido que não existam outros elementos que pudessem representar esta iniciativa da marca.
Seja na China ou em qualquer país, para os consumidores que não sofram de daltonismo, Pepsi é azul e Coca-Cola é vermelha. É bastante compreensiva a polêmica, afinal a história da Pepsi já começa polêmica, o próprio produto é uma cópia da original Coca-Cola e tudo isto leva a suspeitar que a intenção talvez seja apanhar alguns consumidores chineses distraídos, que mesmo que sejam apenas 1% da população são "apenas"13 milhões que se enganariam levando a Pepsi embolsar alguns milhões com esta brincadeira.
Percebemos com isso como é extremamente importante a linguagem e elementos visuais e, seja qual for o motivo, alguns são simplesmentes intocáveis. Isto que a Pepsi acaba de fazer seria o equivalente a uma pessoa se fazer passar por você, talvez para enganar alguns incautos e ainda fazer algum dinheiro com isso.
Legalmente, a Pepsi não violou nenhuma lei, mas eticamente esta ação não foi bacana. O último prejudicado acaba sendo o consumidor que é desrespeitado com a falta de honestidade e transparência da marca.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que nada...
a Pepsi veio antes da Coca ...

A coca tem que sair do mercado...
isso sim!