10 fevereiro 2009

Shepard Fairey - de artista de rua a um grande empresario



Você já ouviu falar de Shepard Fairey? Quem conhece sabe que ele é o autor dos famosos posters da campanha do atual presidente americano Barack Obama. O artista que já foi detido algumas vezes por ações ilegais de grafite, agora ganhou fama, faturando com campanhas publicitárias.

Seus traços já foram requisitados para capas de CDs de grupos como Led Zeppelin e Smashing Pumpkins, de livros de George Orwell das edições Penguin, para o cartaz do filme Walk the Line e para publicidades do Wal-Mart, Seven Up, Volkswagen e recentemente WWF.

A Leo Burnett de Sydney chamou Fairey para a campanha do WWF Earth Hour deste ano. Os cartazes buscam incentivar mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo a desligarem as luzes por uma hora no dia 28 de março.



O sucesso Shepard Fairey estourou na campanha do Obama. A criação dos cartazes do presidente não foi uma encomenda, mas sim uma criação espontânea do artista, que viu sua popularidade crescer com a do candidato.

Casado e pai de duas filhas, Fairey está hoje em dia mais presente nas galerias do que nas ruas. Em recentes exposições em São Francisco e Londres, suas criações já foram vendidas entre US$ 80 e US$ 85 mil. Suas obras hoje integram o catálogo das coleções do New Museum of Design, de Nova York, San Diego Museum of Contemporary Art, Museum of Modern Art, de San Diego, ou Victoria & Albert Museum, de Londres.

Também virou um empresário fundando a agência de design Studio Number One, a grife de roupas Obey, a revista de cultura pop Swindle e a galeria de arte Subliminal Projects.

Agora, faturando com o seu talento, é acusado por ter renegado suas origens e se vendido ao capitalismo. Mas o artista se defende dizendo que usa o mercado para continuar divulgando suas mensagens subversivas e que arte e comércio necessitam um do outro.

Concordo com o artista. Ele encontrou uma oportunidade e abraçou. Quem o critica são pessoas que se incomodam com o sucesso alheio. Deveriam tê-lo como exemplo correr atrás do seu.

Nenhum comentário: