09 dezembro 2008

Humilhação para alertar a bebedeira

"Don't drink too much - stay gold" ("não beba demais, fique limpo") é o título da campanha na Alemanha que alerta os jovens sobre os perigos do abuso de álcool.

Imagens de pessoas bêbadas em situações humilhantes foram impressas em bolachas de chopp mostrando o "antes" e o "depois" de uma bebedeira.


Esta imagem é um exemplo de como é a campanha. No descanso de copo os jovem podem ver mulheres festejando numa festa, mas ao virar do outro lado, uma delas encontra-se deitada sobre uma mesa em um parque completamente bêbada, apenas de lingerie.

Em outros exemplos podem ser vistos uma torcida festejando na arquibancada de um lado e do outro um torcedor desmaiado, coberto de vômito. Tem ainda uma em que um torcedor comemora com amigos de um lado e do outro, aparece com o rosto ensangüentado.

A campanha tem como objetivo atingir adolescentes e jovens entre 14 e 21 anos que, segundo as autoridades, têm se envolvendo cada vez mais em crimes por causa da bebida. O Ministério da Saúde alemão, diz também que o número de jovens internados com intoxicação alcoólica dobrou nos últimos anos.

O caminho desta campanha é bem parecido com a de advertência sobre cigarros. Ambas buscam mostrar a conseqüência dos atos. Será que é só assim que conseguimos conscientizar a população?

Um comentário:

RP disse...

Esse texto parece passar uma mensagem sublimar com o logo do Youtube...

Eu mesmo vi esse TOO, lembrei de bebedeiras e já imaginei um video bebad no Youtube...