03 dezembro 2007

Arial vs Helvetica

Você sabe diferenciar a fonte Arial da Helvetica?

Faça o teste nesse link aqui

Um pouco de história

A Helvetica é uma fonte de família tipográfica sem-serifa e é considerada uma das mais populares do mundo. Seu nome deriva de Helvetia, que significa Suíça. Foi criada em 1957 por Max Miednger para a tipografia suíça Haas’sche Schriftgießerei e um dos objetivos do projeto era proporcionar a máxima legibilidade, além de ser uma fonte limpa e elegante.

A IBM solicita à Monotype o desenvolvimento de uma fonte como uma alternativa à Helvetica devido aos elevados custos de licenciamento. Em 1982 a Monotype desenvolve a Sonora Sans (nome dado pela IBM), uma fonte sem-serifa e metricamente igual à Helvetica para efeitos de compatibilidade com novas impressoras que viriam ao mercado.

Em 1992 a Microsoft lança seu Windows 3.1 e nele a Monotype insere a sua família de fontes sem-serifa, aquela Sonora Sans, velha conhecida da IBM, que então é rebatizada de Arial.

Hoje a Arial é bastante difundida, devido ao fato de a Microsoft tê-la distribuído em várias versões do seu sistema operacional até os dias de hoje. Costuma ser associada à Helvetica, embora seja criticada como uma “cópia inferior”.

2 comentários:

amolapublicidad disse...

intercambiamos enlaces?
mi web es http://amolapublicidad.com.ar

Anônimo disse...

Arial é helvetica de pobre.