06 agosto 2007

A Conquista do Espaço – novas formas da arte de rua

Neste domingo fui conferir a exposição "A Conquista do Espaço - novas formas de rua" que está acontecendo no Sesc Pinheiros em São Paulo. A mostra reúne trabalhos de artistas contemporâneos mundialmente reconhecidos por se apropriarem do espaço público como suporte artístico.

Para quem acha que vai encontrar muita coisa, vai ficar um pouco decepcionado, mas com certeza vai se surpreender com a qualidade dos trabalhos. A exposição é concebida de maneira não convencional, com obras em diferentes espaços do prédio: na fachada, parede e espaços de circulação.

Participam da exposição artistas nacionais e internacionais, cujos processos de criação e execução da obra são realizados no próprio ambiente expositivo. O americano Mark Jenkins - que já mostrei num post anterior - distribui seus objetos translúcidos e figuras humanas pela praça e saguão de entrada do SESC. Leon Reid, também dos EUA, usa sinais de trânsito, placas, postes que são retirados de seus contextos. Tem também o artista BLU, da Itália, paulistanos Fefe Talavera, Onesto e Alexandre Órion; os grupos Buenos Aires Stencil e Run Don’t Walk, e o espanhol SAM 3.

A obra de Órion surpreende pela técnica usada. Ao invés "grafitar" ele limpa. Órion resolveu transformar a poluição do túnel da avenida 9 de julho em arte urbana. Durante 13 madrugadas de trabalho intenso com dezenas de pedaços de pano, o artista plástico iniciou a limpeza das paredes internas do túnel, que apresentava um aspecto escuro resultante de toneladas de fuligem expelidas pelos escapamentos dos veículos. Aos poucos, o trabalho tomava forma, na parte limpa foram surgindo desenhos de caveiras. Ele calcula que tenha feito pelo menos 3 mil delas em 250 metros de extensão. Na exposição tem um vídeo que mostra o artista em ação e as intervenções policiais que sofreu durante a sua limpeza. Sempre achavam que Órion estava grafitando.

A Conquista do Espaço - Novas Formas de Arte de Rua
11 de julho a 23 de setembro
Funcionamento SESC Pinheiros: terças a Sextas, das 13h às 21h30; Sábados, Domingos e Feriados, das 10h às 18h30.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa dica!
Achei super interessante o que esse Órion fez. Queria que tivesse essa exposição por aqui também :)

Abs,
Luciana

Ricardo Meirelles disse...

muito legal cara