17 outubro 2006

Uma verdade inconveniente



Fui ver "Uma verdade inconveniente", o registro cinematográfico sobre a desconhecida faceta de Al Gore. O documentário é essencialmente uma versão em cinema do slide-show que Gore vem exibindo desde 1978 sobre a destruição do meio ambiente, devido ao dióxido de carbono preso na atmosfera terrestre. No seu discurso, Gore apresenta dados factuais que as calotas polares estão derretendo, o nível dos oceanos está subindo e o clima vem apresentando mudanças drásticas de comportamento. E que isso tudo resulta numa constância de furacões, enchentes, seca, praga de insetos e epidemias.
O filme abre com Gore falando para um auditório apoiado por projeções, slides e vídeos. Até o humor se faz presente com um pequeno curta de Matt Groening, criador dos Simpsons. Ele consegue explicar o problema de forma clara e simples, usando citações de Mark Twain e Upton Sinclair. Gráficos, com mapas de estatísticas atmosféricas sobre milhões de anos, são mostrados lado a lado com fotografias da Patagônia, do Kilimanjaro, dos Alpes e da Antártida, entre outros locais, revelando o impacto produzido pelo homem durante anos no meio ambiente.
Essa conscientização gera uma reflexão de que parte do problema poderia ser evitado, se aplicássemos uma série de mudanças em nossos hábitos diários.
Al Gore que não queria fazer o filme. Foi convencido pela importância da mensagem, até porque somos ao mesmo tempo os vilões e as vítimas dessa história. Para saber mais sobre o assunto acesse o site www.climatecrisis.net

veja o trailer:



Veja também o desenho animado usado por Al Gore para explicar o aquecimento global. O trecho foi exibido originalmente na série de TV "Futurama" no episódio "Crimes of the Hot".

Nenhum comentário: